terça-feira, 21 de setembro de 2010

ÉTICA EM AÇÃO

JOGO DO CARINHO
O jogo, tem por objetivo, proporcionar aos alunos momentos onde possam entrar em contato físico visando o respeito entre os mesmos. Poucos alunos deparam-se com a oportunidade de abraçar o colega sem preconceitos e neste momento sentem-se realizados, pois notam a importância que tem o toque no convívio com outras pessoas.
O jogo consiste em um dado com figuras que simbolizam um gesto de carinho. Quem joga o mesmo, recebe o carinho que cair.

Boca = beijinho no rosto
Coração = um abraço
Dedo = fazer cócegas
Nariz = cheirinho (também conhecido como beijinho de esquimó)
Carinha = todos os gestos de carinho de uma só vez



DEPOIMENTOS:

“ É muito legal brincar de dado com minha família. Quando tenho tempo, paro para brincar com minha filha. Esse dado foi uma brincadeira diferente, muito diferente, porque tem o beijo, as cosquinhas, abraços e tudo. Obrigado por essa oportunidade de jogar um jogo diferente.” (Noeli – mãe da aluna Ana Lígia – turma 51)

“Eu achei que esse jogo ajuda a ficar mais perto da família. Minha mãe acha que não precisa dar um abraço, só quando eu saio para ir à escola. Mas a toda hora quer jogar.” (Karine – aluna - turma 53)

“Eu acho que se conectar com outras pessoas é muito legal porque pequenos gestos mostram grandes significados.” (Lucas Eloi – aluno - turma 53)

“Gostei muito de jogar com meus colegas na escola. Foi muito divertido e engraçado jogar com os meus pais em casa. Eles acharam muito legal.” (Joilsom – aluno – turma 42)

“Gostamos muito de brincar com nosso filho Joilsom. É uma brincadeira interessante e muito carinhosa. Na nossa opinião, achamos que é uma maneira das crianças serem mais amigas, porém, achamos também, que eles não devem brincar sozinhos, pois alguns podem mudar o sentido do jogo, perdendo assim o encanto do carinho, mas com a professora observando, nós achamos o máximo.” (Pais do aluno Joilsom – turma 42)

“Achei esse jogo muito divertido e carinhoso, mas muito fácil de roubar, pois o dado cai num abraço e as pessoas faziam tudo. Há, há, há...
(Pai da aluna Lívia – turma 31)

“Achei muito legal, joguei com a minha mãe e meu padrasto. Trocamos abraços e beijos. Enquanto jogávamos, riamos muito. Joguei também com minhas amigas e meu amigo(Érika, Mari e Eduardo).” (Lívia – aluna da turma 31)

“Jogar o jogo do dado foi muito legal, porque reuniu mais a minha família. A gente ficou mais juntos e mais unidos que já éramos. A gente, depois disso, fez muito mais coisas juntos. Brincamos de quebra-cabeça, jogo de memória e adivinha. (Lucas – aluno – turma 31)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Homenagem às famílias

Dia onze de setembro, a escola preparou uma bela homenagem às famílias, tendo como objetivo desmistificar o Dia das Mães e dos Pais como data única, permitindo que todos os alunos pudessem participar trazendo outro membro de sua família,como tios, avós, dindos e outros, pois a presença da família assegura ao aluno uma base forte para o seu desenvolvimento, não só da aprendizagem, como também, de princípios éticos, de valores sociais, afetivos, que são necessários à sua formação como pessoa e como cidadão.

As homenagens prestadas às famílias foram preparadas com muita dedicação e amor por todas as turmas da escola.

Foi uma manhã muito agradável e todos, de uma maneira ou de outra, puderam pensar no verdadeiro sentido da palavra família, visando a continuidade da relação família e escola para o desenvolvimento dos alunos.