terça-feira, 4 de julho de 2017

PROJETO MONITORES ECOLÓGICOS DA EMEF DUQUE DE CAXIAS - 2017


    A retomada das atividades dos Monitores Ecológicos da EMEF Duque de Caxias, caminha no sentido de sensibilizar os alunos e a comunidade escolar com relação ao ambiente onde vivem e do qual dependem diretamente. O olhar de dentro para fora permite compreender que cada um de nós faz parte de algo maior, onde as ações realizadas no micro refletem no macro e vice-versa.
    As atividades com os monitores ecológicos está ocorrendo nas quartas-feiras, das 8 horas às 9h30min com alunos do 4º e 5º ano e das 10h às 11h com alunos do 1º ao 3º ano.

    Ações realizadas no mês de junho:

     Plantio de temperos e flores doadas por uma família de alunos da escola:









 Discussão sobre o conceito de ambiente a partir da montagem de um quebra-cabeça:




     Percepção do ambiente a partir da observação de imagem ampla com detalhes escondidos:




     Observação da imagem aérea de Campo Bom e da escola para perceber que a partir do cuidado do espaço próximo de cada um de nós influenciamos no todo:



     Construção de uma cerquinha nos canteiros para evitar o pisoteio:



     Plantio de espécies trepadeiras próximo à cerca que divide a escola, reutilizando potes diversos:

 














   Dinâmica de separação de resíduos e construção de entrevista para a diretora, secretário e serviços gerais sobre como ocorre a separação de resíduos na escola e quais são os dias de coleta:





 








 Elaboração de cartazes sobre os tipos de resíduos para expor na escola e plantio de esponja vegetal (que, ao contrário da sintética, é biodegradável):






   Monitoramento das sementes que germinaram e mudas que cresceram e transplante para espaços maiores:







  
 



     Elaboração das placas com os nomes dos chás e temperos plantados:




     Dinâmica de identificação das árvores da escola a partir da observação de suas folhas:







     Registro de todas as atividades no caderno de campo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário